Login  
Senha 
 
Novo Cadastro
Recuperar a Senha
Alterar Cadastro
ContaCondominioContaCondominioContaCondominio
--------------- ---------------
 

















 
 

Econômia de energia elétrica

 
     
 

Quando o assunto é energia elétrica, o principal item de economia em um condomínio é a iluminação:

Elevadores e bombas d'água:

Têm peso significativo no consumo, mas exigem investimentos altos para a introdução de sistemas mais econômicos.

Racionalização do uso das luzes:

Geralmente, apresentam a melhor relação custo-benefício. Pesquisas realizadas pela Eletropaulo indicam economia de até 30% no consumo de energia.

Vale a pena estar atento a estas dicas:

Tipos de lâmpadas

  • Incandescentes: são as convencionais, com um filamento que fica incandescente com a passagem da corrente elétrica.
  • Fluorescentes: o mesmo que halógenas ou luz fria. Funcionam com a reação química de substâncias contidas no tubo, como flúor e iodo. As fluorescentes gastam menos energia do que as incandescentes - uma fluorescente de 40 W ilumina mais do que uma incandescente de 100W, com consumo inferior. Têm vida útil maior, em geral: 10.000 horas contra 1.000. São recomendáveis para lugares onde ficarão acesas por tempo muito.
  • Luminárias refletoras (para fluorescentes): aumentam a distribuição de luz, permitindo a instalação de lâmpadas menos potentes.

A vida útil de uma lâmpada é muito reduzida se não tiver a voltagem da rede elétrica. Ligar uma lâmpada incandescente para 120 V em uma rede de 127 V reduz sua vida útil a um terço: 350 horas.

Minuterias e sensores de presença

  • Minuterias: desligam as luzes do ambiente em um tempo pré-programado. Para o usuário, funcionam como interruptores normais.
  • Sensores de presença: também são chamados de minuteria sensorizada. Acionam as luzes quando há movimento no ambiente. Têm diferentes alcances, geralmente entre 3 e 10 metros, e podem ser instalados no teto ou na parede. Sensores de presença tendem a gerar mais economia do que minuterias convencionais. Ambos são usados, em geral, em corredores, escadas e nas áreas comuns dos andares.

Garagens e hall de entrada

Essas áreas concentram o maior gasto de energia elétrica de muitos condomínios. Recomenda-se usar lâmpadas fluorescentes. Desligar as luzes durante o período de menor uso ou melhor iluminação natural pode acarretar grande economia.

Em lugares de muito acendimento, como garagens, usar sensores de presença ou minuterias em lâmpadas fluorescentes pode não gerar economia porque reduz a vida útil da lâmpada.

Pintar as paredes com cores claras ajuda a reduzir a quantidade de lâmpadas acesas.

Fuga de energia elétrica

Fenômeno que pode aumentar a conta de luz desproporcionalmente ao consumo.

Causas: emendas na fiação, fios desencapados e aparelhos defeituosos.

Elevadores

Deixar um dos elevadores desligados entre as 22 e as 6 horas. Mesmo parado, o equipamento gasta energia com sua iluminação. E de quebra, evita-se que o usuário chame dois elevadores neste período.

 
     
   
 
 
--------------- ---------------
---------------
© 2006 - ContaCondominio. Todos os direitos reservados.
A Empresa | Legislação | Dicas | Administradoras | Contato | Produtos e Serviços | Links | Mapa Site
 
---------------