Login  
Senha 
 
Novo Cadastro
Recuperar a Senha
Alterar Cadastro
ContaCondominioContaCondominioContaCondominio
--------------- ---------------
 

















 
 

Síndico

 
     
   
     
 

Os requisitos básicos para exercer esse cargo com eficiência são:

  • Dinamismo e perfil conciliador;

  • Integridade (honestidade), tendo como guia a Convenção e o Regulamento Interno;

  • Transparência nas ações, não privilegiando nenhum grupo.

A renovação é saudável, dando a oportunidade para que outros conheçam e se envolvam, principalmente, porque evita intrigas pessoais, e possibilita mais pessoas praticarem a conciliação dos conflitos entre os moradores e a administração, sempre dentro das normas.

As responsabilidades e a sobrecarga de atividades dentro de um condomínio, muitas vezes, faz com que muitos moradores se omitiam, não participem, tentando evitar qualquer atribuição que lhes possam dirigir. Criar comissões para encaminhar solução de problemas pode e deve ser um caminho a ser seguido pelo Síndico.

A falta de conhecimento é um dos motivos que levam os moradores de condomínio a evitarem assumir o cargo de síndico. Existem muitas informações disponíveis, inclusive via internet, bem como vários livros que abordam o tema de forma prática, além de cursos que permitem os debates e a troca de experiências.

Síndico Profissional

O Síndico Profissional hoje já é uma realidade, caso seja esta a opção dos moradores. Ao exercer este cargo, em seu condomínio, e adquirindo os conhecimentos, o mercado poder lhe oferecer a possibilidade de uma nova carreira.

É cada vez mais comum os condôminos travarem uma verdadeira batalha para eleger um síndico, seja porque não há candidatos ou porque o candidato não agrada a maioria. Por lei, todo condomínio precisa ter um representante legal.

Foi dessa necessidade que nasceu a figura do “Síndico Profissional”, ou como preferem alguns: “gerente ou gestor de condomínios”. Ele pode trabalhar como autônomo e gerenciar mais de um prédio.

A legislação não impede a contratação de um síndico profissional, considerando o disposto no §4º do art. 22 da Lei n.º 4.591/64, que diz: "ao síndico, que poderá ser condômino ou pessoa física ou jurídica estranha ao condomínio, será fixada a remuneração pela mesma assembléia que o eleger, salvo se a Convenção dispuser diferentemente". Atualmente, muitos condomínios têm optado pela figura do “síndico profissional” devido às dificuldades encontradas pelos moradores para gerenciar o dia-a-dia de um prédio. Entretanto, vale salientar que o síndico pode ser pessoa estranha ao condomínio, mas o subsíndico e os conselheiros, obrigatoriamente, devem ser proprietários e residentes no condomínio.
A responsabilidade civil e criminal do condomínio passa a ser de responsabilidade única e exclusiva do profissional contratado, por isso os condôminos devem tomar a decisão correta ao escolher o futuro gestor do condomínio.

Os condôminos devem ter em mente que terceirizando o gerenciamento do edifício, não estão se livrando de suas responsabilidades, uma vez que existem obrigações de ambas as partes, e assim, terão que acompanhar os serviços prestados, fornecer as informações e documentos necessários, cumprir fielmente o que ficou estabelecido no contrato. Desse jeito, os moradores poderão, periodicamente, avaliar a qualidade dos trabalhos executados, acompanhar os resultados e corrigir a rota, se necessário.

Produtos e Serviços

O síndico profissional, por experiência, consegue negociar produtos e serviços obtendo resultados satisfatórios para o condomínio.

Cotas Extras

O Síndico Profissional têm que ter conhecimento técnico em planejamento e controle financeiro permite uma previsão orçamentária que termina definitivamente com os sobressaltos das cotas extras e pagamento de juros, o grande "fantasma" dos moradores.
Serviços

  •   Redução das despesas condominiais;
  •   Acompanhamento junto à Administradora a respeito do contrato de prestação de serviços;
  •   Elaborar um Planejamento de manutenção;
  •   Seleção e treinamento do pessoal;
  •   Consultoria e licitações;
  •   Controle financeiro e orçamentário;
  •   Reuniões periódicas com o Conselho;
  •   Trabalhar pelo menor desgaste nas relações entre moradores;
  •   Elaboração de normas de segurança com treinamento de pessoal;
  •   Coordenar, planejar, orientar e controlar os serviços do Condomínio;
  •   Fazer cumprir a Convenção e o Regulamento Interno.

Vantagens de se contratar um síndico profissional

A principal vantagem da administração realizada por um síndico profissional é a isenção, ou seja, o não envolvimento com vizinhos e até empregados, outra vantagem: nenhum vínculo empregatício, por tratar-se de pessoa jurídica. Os seus serviços são de caráter absolutamente profissional já que ele só trabalha com custos, números, controle. Os próprios moradores o vêm desta forma e acompanham seu trabalho cobrando uma boa atuação.

Os moradores não cometem com ele os excessos que normalmente são cometidos com o síndico morador que muitas vezes é acordado até no meio da noite para ouvir reclamação de condômino.
O síndico profissional tem dias e horários pré-estabelecidos para trabalhar para o condomínio e resolver todas as pendências nestes dias.

 
     
   
 
 
--------------- ---------------
---------------
© 2006 - ContaCondominio. Todos os direitos reservados.
A Empresa | Legislação | Dicas | Administradoras | Contato | Produtos e Serviços | Links | Mapa Site
 
---------------